In Movimento Missionário Global

Cientes que a igreja foi criada para a missão de Deus, em 2015 foi realizada a “Consulta Brasileira de Pesquisa Missionária”. O evento, que teve o apoio da AMTB, Martureo, SEPAL e Movimento Lausanne, reuniu pesquisadores nacionais e também do Centro de Estudos do Cristianismo Global nos EUA e da OC International a fim de identificarem os principais desafios e tendências missionárias regionais e globais. 

Num futuro próximo publicaremos mais vídeos das apresentações feitas durante o evento. A idéia é identificar os principais desafios e tendências para o cristianismo global hoje. O que o Senhor tem feito no mundo preparando sua Igreja para conhecer e responder em obediência?

Neste primeiro vídeo, temos a palestra de Todd Johnson, que apresentou as principais tendências e transições globais e continentais do cristianismo nos últimos 100 anos. O vídeo finaliza fazendo 3 sugestões de como a Igreja de Cristo pode responder aos desafios atuais nas seguintes áreas:

  • identidade cristã
  • cidadania
  • cooperação

Sobre o apresentador

Todd M. Johnson é professor associado do Centro de Estudos do Cristianismo Global no Seminário Teológico Gordon – Conwell nos EUA. É pesquisador visitante no Instituto de Cultura, Religião e Relações Globais da Universidade de Boston, liderando um projeto de pesquisa sobre a demografia religiosa internacional. É coeditor do Atlas do Cristianismo Global (Edinburgh University Press) e coautor da Enciclopédia Cristã Mundial (Oxford University Press, 2ª ed.) e Tendências Mundiais Cristãs (William Carey Library). Todd também é coeditor da World Christian Database e Banco de Dados Mundial da Religião.

Perguntas para o seu grupo de discussão

1) Qual é a sua identidade primária? Você se vê como um cidadão global, um cristão, alguém de uma determinada denominação ou um brasileiro?  Você se vê como parte da família cristã global? De quais formas?

2) Quais são as implicações práticas da mudança do eixo do cristianismo para o Sul Global? O que isto significa especificamente para a igreja brasileira?

3) Reflita na fragmentação do Cristianismo global. Como é positivo para o Cristianismo? E negativo? Que fragmentação você vê na igreja brasileira?

Clique aqui para assistir o vídeo completo da apresentação

Juntos pela causa de Cristo,

Equipe Martureo

Comments

Recommended Posts