A influência do educador cristão na missão da igreja em um contexto contemporâneo

A influência do educador cristão na missão da igreja em um contexto contemporâneo

por Danilo Teixeira da Silva

Introdução

A igreja é o instrumento de Deus na terra para alcançar e abençoar a todos. Em Gênesis 12.2,3, Deus chama e promete a Abrão uma bênção: “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Bíblia NVT, p.19, 2023) Ao final do versículo, Deus deixa claro que Ele usaria a descendência de Abrão para abençoar toda a Terra. Porém, no decorrer da história, as obrigações/ funções, que davam a missão à Israel de ser instrumento de Deus para abençoar o mundo, se estendem hoje à Igreja de Cristo. Pode-se dizer que a igreja deve ter influência sobre a sociedade  com a finalidade de abençoar o mundo.

A partir disso, o trabalho de educação feito dentro das igrejas se torna de fato muito importante para a sociedade. Ao ensinar mais sobre Cristo e sobre a bíblia, busca-se a mudança nas ações e pensamentos da pessoa que deverá tomar para si a missão da igreja, tornando-se participante do corpo.

 

1.Conceito de educação cristã

A educação cristã muitas vezes não é vista da maneira correta, sendo confundida com outros termos e atividades dentro da igreja. Antes de definir o conceito de educação cristã, vamos definir o termo educação propriamente dito. A palavra educação tem origem do termo em Latim educare que é uma junção de ex, que significa exterior e ducere, que tem o significado de instruir ou conduzir (BAPTISTA, p. 13 ,2020). Portanto, é uma instrução ou condução que vem de fora. A educação necessita de uma ação vinda do exterior, não apenas com uma base teórica, mas também uma base prática. A educação cristã dentro da igreja se caracteriza por pessoas instruindo membros do corpo a caminharem na vida cristã, não apenas com ensinamentos teóricos, mas também ensinamentos práticos.

A educação cristã é uma matéria prática-teórica, tendo Deus como o autor das diretrizes e nós como ensinadores e praticantes, portanto é Ele quem dita as regras e quais caminhos devemos seguir (SANTOS, 2008). Educação e prática caminham juntas: reflexão e atitude. O conteúdo aprendido/ensinado deve ser concretizado e deve fazer sentido, para assim ser colocado em prática. Segue que, a Bíblia é a base teórica da educação cristã, sendo fonte de verdade única e absoluta, nas quais a educação cristã trabalha seus objetivos e diretrizes.

Religião é a relação humana com as coisas divinas, isso tem então implicação direta com as suas ações, já que há a influência da Divindade com o homem. (LANGSTON, 1999). Em Isaías 43.7, diz:  “tragam todos que me reconhecem como seu Deus, pois eu os criei para minha glória; fui eu quem os formou’” (Bíblia NVT, p.454, 2023). Quem reconhece Deus como quem Ele É, assim, estará o glorificando. Porém, se formos olhar para a criação ainda não caída, é possível ver que o homem foi criado reconhecendo o Criador como o seu Deus. Segue que a humanidade, foi feita para glorificar a Deus. Também é possível ver tal afirmação em Efésios 1.11-12:

“Além disso, em Cristo nós nos tornamos herdeiros de Deus, pois ele nos predestinou conforme seu plano e faz que tudo ocorra de acordo com sua vontade. O propósito de Deus era que nós, os primeiros a confiar em Cristo, louvássemos a Deus e lhe déssemos glória.” (Bíblia NVT, p.720, 2023).

Ao final do texto, Paulo afirma que o propósito de Deus era que os que confiam em Cristo, glorifiquem a Ele. Deus como criador, coloca esta vontade no coração humano, desde o início, ainda quando a humanidade não havia se corrompido, para que o homem busque render glórias a Deus, porém como criação caída, o coração humano se torna depravado, buscando agora dar glórias e adorar a outras coisas, assim como diz Romanos 1.18-22:

“Assim, Deus mostra do céu sua ira contra todos que são pecadores e perversos, que por sua maldade impedem que a verdade seja conhecida. Sabem a verdade a respeito de Deus, pois ele a tornou evidente. Por meio de tudo que ele fez desde a criação do mundo, podem perceber claramente seus atributos invisíveis: seu poder eterno e sua natureza divina. Portanto, não têm desculpa alguma. Sim, eles conheciam algo sobre Deus, mas não o adoraram nem lhe agradeceram. Em vez disso, começaram a inventar ideias tolas e, com isso, sua mente ficou obscurecida e confusa. Dizendo-se sábios, tornaram-se tolos. Trocaram a grandeza do Deus imortal por imagens de seres humanos mortais, bem como de aves, animais e répteis.” (Bíblia NVT, p.690, 2023).

O ser humano substitui sua atribuição de glorificar a Deus com coisas terrenas, preferindo assim dar glórias aos próprios desejos e a própria insensatez. Aquilo que o homem glorifica, passa a ser seu deus. Essa relação entre o homem e o seu deus, se torna assim uma religião, seguindo a definição citada anteriormente. Por isso, é necessário que a igreja ensine as pessoas, a luz das escrituras como se deve adorar a Deus, trazendo assim um impacto não somente dentro da igreja, mas como também na sociedade.

 

2.Ensino religioso versus educação cristã

Devemos perguntar se há alguma diferença entre educação cristã e ensino religioso. Como ensino religioso podemos compreender a propagação e ensinamento de doutrinas bíblicas – dentro ou fora da igreja – o que acontece, por exemplo, nos cultos, pregações, Escolas Bíblicas Dominicais, culto de oração, entre outras atividades da igreja, sendo esse trabalho na igreja também muito importante, pois todo cristão precisa conhecer sua fé, visando criar raízes para

Continuar lendo aqui

Danilo Teixeira da Silva é estudante de Teologia e Pedagogia. É Professor de Matemática do ensino fundamental e seminarista na Igreja Batista Boas Novas de São Bernardo do Campo

Compartilhe!
0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar para as compras