Respondendo às principais objeções islâmicas sobre a Bíblia (Parte 1)

Entre a fé e a crítica

por Marcos Amado

Nos últimos dois séculos, a Bíblia sofreu fortes ataques de teólogos liberais, levando os cristãos evangélicos a defenderem aguerridamente um dos mais importantes fundamentos da fé cristã ao longo dos séculos: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a instrução em justiça” (2 Tim. 3.16).

Contudo, os teólogos liberais não são os únicos a manifestar forte antagonismo em relação à confiabilidade do texto bíblico. Grupos seculares e religiosos de diferentes tendências e tradições também o fazem, sendo um dos principais o islã.

Na sua vasta maioria, os muçulmanos — que são os seguidores do islã e que hoje se encontram em praticamente todas as regiões do mundo1 — são homens e mulheres pacíficos, que querem viver uma vida digna e honrada. No entanto, independentemente de onde estejam, o ensinamento que receberam sobre a Bíblia é, ou foi, praticamente o mesmo: os cristãos e judeus falsificaram a Bíblia. Isso se torna uma grande barreira para a interação islâmico-cristã.

Com base nisso e tendo em mente a admoestação do apóstolo Pedro de que os cristãos devem estar “sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência…” (1Pe. 3.15), o que podemos responder como cristãos evangélicos? É o que este trabalho se propõe a demonstrar, ainda que de forma bastante introdutória.

A síntese que será apresentada a seguir sobre o que os muçulmanos pensam a respeito da Bíblia tem como base um livro intitulado aI-Jawab al-Sahih Ii-Man Badal Din al- Masih (A Resposta Correta para Aqueles que Mudaram a Religião de Cristo), escrito em 1317 por um estudioso muçulmano chamado Taqui al-Din Ahmad lbn Taymiyya, que viveu em Damasco, Síria.2 O livro foi publicado em inglês sob o ktulo “A Muslim Theologian Response to Christianity” (Taymīyah & Michel, 1984).

Em aI-Jawab al-Sahih, Taymiyya está respondendo a um tratado intitulado Risala ila Ahad al-Muslimin (Carta aos Muçulmanos) escrito em 1150 por Paulo de Antioquia, então Bispo de Sidon, no Líbano. Em sua ‘Carta’, o argumento central de Paulo…

Continuar lendo aqui

Compartilhe!
0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar para as compras