Pedagogia Integral para formar a pessoa integral

Pedagogia Integral para formar a pessoa integral

por Lourenço Stelio Rega

Ao considerar os destaques no processo educacional desenvolvido nas várias esferas de ensino, tem sido possível observar que diversas ênfases são consideradas que permeiam não apenas as práticas de ensino em sala de aula, mas a elaboração de matrizes curriculares, além de procedimentos no processo de ensino/aprendizagem. Se a ênfase não considerar outras facetas poderá haver distorções nesse processo. Assim,

  • se uma instituição escolar busca focalizar a transmissão de conhecimentos acabará enfatizando o lado acadêmico da formação do aluno;
  • se o foco for a formação pragmática, irá preparar o aluno para o campo de trabalho, mas sem segura garantia de conhecimentos básicos e fundamentais que dê sustentação à sua atuação;
  • se o foco for considerar em primeiro lugar o aluno (por exemplo, a educação rogeriana) poderá desconsiderar situações e demandas importantes que o aluno poderá até desconhecer, deixando de oportunizar a amplitude do universo à sua volta;
  • se a formação focalizar a dimensão afetivo-relacional terá a riqueza em desenvolver no aluno a compreensão da vivência interrelacional, gestão de conflitos humanos, por exemplo, mas poderá deixar e lado os outros aspectos.

Poderíamos ainda incluir a construção do conhecimento (construtivismo) e outras ênfases. Vejam que cada destaque tem suas vantagens, mas deixa de lado o alcance de outras dimensões da formação do aluno e afeta todo processo e sistema educacional.

Se nosso olhar utilizar a lente de Educação Cristã (equivocadamente confundida hoje com Educação Religiosa), isto é, a visão e concepção da educação à luz dos princípios, filosofia e teologia cristãs, poderemos ir mais avante e ter melhores conquistas. Vamos apenas dar algumas pinceladas a partir dessa concepção.

Partindo da concepção antropológica cristã o ser humano é visto de forma ampla, mais do que corpo, mais do que alma ou dimensão espiritual, inclui a dimensão neuro-psico-afetiva, mas também a dimensão histórica, produtiva. Podemos ainda compreender que nos dois grandes mandamentos mencionados por Jesus temos o envolvimento do ser humano no amor a Deus em suas mais variadas dimensões, não apenas na espiritual (“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.”, Mc 12.30), amar a si mesmo e ao próximo a partir desse amor a si. Assim, a antropologia bíblica aponta para o ser humano como um ser integral.

Aliado a isso, podemos ainda nos valer dos ideais originais de Lausanne I (1974) no destaque do ser humano de forma integral com a concepção do Evangelho todo, para a pessoa toda e toda a pessoa.

Se a educação tem como alvo principal preparar o ser humano para a vida, então deverá, do ponto de vista cristão, considerá-lo da mesma forma recebendo ele integral atenção no processo de sua formação pela educação. Aqui entra o que chamo de PEDAGOGIA INTEGRAL, que iniciei a desenvolver em 1990 a partir dessas fontes.

A concepção da Pedagogia Integral se expressa…

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