em Blog
img_livros

Dois livros em Português sobre Missões que merecem ser lidos por pastores, teólogos, líderes cristãos e missionários

Um dos artigos que publicamos no início do Martureo em 2013 aponta a falta de conhecimento profundo sobre Teologia Bíblica de Missões como uma das razões de a igreja brasileira não enviar mais missionários transculturais.

Há, claro, carência de material em Português em diversas áreas da missiologia, mas trabalhos importantes já foram traduzidos e publicados. Aqui, destacamos duas obras que valem o estudo:

  • Missão Transformadora – Mudanças de Paradigma na Teologia da Missão, de David Bosch, publicado pela Editora Sinodal;
  • O Evangelho em uma Sociedade Pluralista, de Lesslie Newbigin, publicado pela Editora Ultimato.

Por que vale ler Missão Transformadora?

Porque nos dá uma visão ampla, profunda e equilibrada da Teologia da Missão desde o Antigo Testamento até o presente tempo.

O livro é extenso: são quase 700 páginas. Nelas, o autor sul-africano David Bosch (1929-1992), que foi missionário da Igreja Reformada Holandesa, faz-nos refletir sobre como entender e fazer Missões hoje.

Para chegar até esse ponto, no entanto, há outras duas partes anteriores na obra:

  • A primeira traz uma análise acuradíssima da Teologia Bíblica da Missão desde o Antigo Testamento até o apóstolo Paulo;
  • O segundo bloco é um passeio fascinante e profundo por 20 séculos da história da igreja e de como os paradigmas da Teologia da Missão foram sendo modificados ao longo do tempo.

Por fim, Bosch trata da época pós-moderna e discute novos paradigmas que precisamos construir frente aos desafios contemporâneos.

Uma resenha mais completa de Missão Transformadora está no blog Reflexiones.

Por que vale ler O Evangelho em uma Sociedade Pluralista?

Porque dá um panorama do mundo em que vivemos, marcado pela diversidade étnica, cultural e religiosa, e fala sobre as boas novas de Jesus Cristo para a sociedade atual.

Um grande número de teses de doutorado em Missões na Europa e nos Estados Unidos têm essa obra em sua bibliografia, sabia disso?

O autor é considerado um dos analistas mais brilhantes de como o pluralismo influencia as igrejas cristãs. Como falar “a” verdade quando cada um tem a sua?

Para Lesslie Newbigin (1909-1998) – que foi pastor da Igreja Reformada Unida (Reino Unido), bispo da Igreja do Sul da Índia e secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas – as afirmações do cristianismo tornam-se convincentes somente no contexto de uma comunidade que incorpora a história cristã.

A obra tem 320 páginas e foi publicada pela Editora Ultimato em parceria com o Martureo e o Seminário Teológico Servo de Cristo em 2016 com a intenção de equipar a igreja brasileira.

Você já leu alguma das obras? Deixe aqui a sua opinião sobre elas!

Comments

Postagens Recomendadas
0