In Blog
img_martureo-em-evento-sobre-o-isla

Middle East Consultation (MEC) 2019 reuniu cerca de 250 líderes cristãos de todo o mundo

Martureo em evento internacional sobre o Islã

“Discussão principal foi em torno dos debates acadêmicos recentes na busca pelo ‘Maomé histórico’”, conta Amado

Marcos Amado, Diretor do Martureo, foi o único da América Latina que foi para a Middle East Consultation (MEC) 2019, evento anual promovido pelo IMES – Institute of Middle East Studies. O encontro aconteceu de 17 a 21 de junho no ABTS (Arab Baptist Theological Seminary) em Beirute, no Líbano, e reuniu cerca de 250 líderes cristãos de diversos países, metade deles oriundos do mundo árabe, interessados em aprender mais sobre o Islã, sobre a convivência com muçulmanos e sobre a região.

O tema deste ano foi “Pensando biblicamente sobre os muçulmanos, Maomé e o Alcorão – Implicações práticas para a Igreja hoje”. Especialistas em Islã como Martin Accad, Warrick Farah, Daniel W. Brown, Ida Glaser e Ashoor Yousif figuraram entre os palestrantes e debatedores. “Foram cinco dias de aprendizado intenso. Minha cabeça ainda está em ebulição com tudo o que vi e ouvi. A discussão principal foi em torno da busca pelo ‘Maomé histórico’ e da formação do Alcorão, bem como as implicações disso para a crítica textual do livro sagrado para os muçulmanos e para a nossa interação com eles”, conta Amado.

Além de estudiosos cristãos, o MEC contou com a explanação de líderes islâmicos em duas das noites: “Um xiita com uma visão liberal e um sunita de visão fundamentalista”, diz o diretor do Martureo, que concluiu recentemente sua especialização em Estudos Islâmicos pelo mesmo instituto que promoveu o evento. “É imprescindível entendermos em que eles creem, como pensam, para podermos interagir. Também é interessante comparar as posições dos teólogos cristãos do oriente com as dos estudiosos do ocidente em relação à fé islâmica e aos muçulmanos que se tornam cristãos”, complementa.

“Já estou organizando as ideias para produzir novos conteúdos sobre os temas apresentados na conferência. Aguardem novos artigos sobre o islamismo no site do Martureo com o intuito de melhor preparar a Igreja brasileira para testemunhar de Cristo aos muçulmanos. Com certeza, eles vão gerar bastante discussão!”, finaliza.

Comments

Recommended Posts